Entrevista uso excessivo de tecnologia 14/08/2017


Atualmente vivemos imersos e rodeados pelos aparelhos eletrônicos e passamos horas utilizando-os tanto no trabalho quanto no lazer. Mas os especialistas recomendam cautela no uso desses aparatos, afinal, eles podem trazer malefícios, especialmente à visão. “O uso excessivo está relacionado ao desenvolvimento de miopia. O foco excessivo nas atividades de perto pela criança pode gerar dificuldade na focalização a longa distância (espasmo de acomodação do cristalino). Para adultos e crianças vale a mesma regra, o uso de telas digitais deve obrigatoriamente respeitar intervalos frequentes de descanso ocular: isto pode ser realizado apenas fechando os olhos por 1 ou 2 minutos por exemplo. Outra maneira é olhar para o horizonte (caso a pessoa possua uma janela em seu ambiente de trabalho) ”, esclarece e orienta dr. Andreo Parra, especialista em Cirurgia Refrativa e de Catarata e membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Mas como identificar sinais/sintomas de que a criança ou adolescente podem pode estar com problemas de visão? De acordo com o dr. Andreo, os pequenos podem apresentar desvio da posição dos olhos (estrabismo), como por exemplo, tentar se aproximar muito dos objetos, reclamar de dores de cabeça, ou não. “Muitas vezes a criança não apresenta sinais que mostrem claramente a condição aos pais. Por isso a importância de procurar um oftalmologista logo que a criança consiga se comunicar (responder os nomes de objetos ou desenhos) ”, orienta o especialista. Segundo o oftalmologista, o tratamento nesses casos, é na maioria das vezes, os óculos, mas, em alguns casos tampão em um dos olhos (que pode evitar a ambliopia) conhecida popularmente por "olho preguiçoso". Caso você tenha percebido algum comportamento diferente de seus filhos em relação à visão, sejam eles pequenos ou não, procure auxílio médico.

Agendamento por WhatsApp

Fale com a secretária pessoal do Dr. Andreo através do fone (41) 99757-4272, também por WhatsApp, ou email secretaria@drandreoparra.com.br, e escolha o melhor horário para seu atendimento.